PASTORAL DA COMUNICAÇÃO

Caso alguma vez já tenha ouvido alguém citar sobre PASCOM, deve ter ficado curioso, não?

“PASCOM…. O que é isso?

Bem, gostaríamos que dizer um pouco sobre a PASCOM, que é a Pastoral da Comunicação. A Pastoral da Comunicação (ou simplesmente PASCOM) nasceu da necessidade da Igreja Católica de comunicar-se. Tanto a comunicação através de meios impressos quanto os atuais veículos como televisão e Internet. A principal função da PASCOM dentro da Igreja é comunicar. Mas só comunicar? Acredite, comunicar não é só comunicar. A comunicação que a PASCOM trabalha vai desde a comunicação entre as pastorais, pastorais e comunidade e organização de eventos e trabalhos (tais como jornais, rádio, festivais, etc). Caso você esteja pensando: “Ah… Mas não sei nada sobre comunicação…”, engana-se! Por acaso você participa de equipe de canto, catequese, liturgia, encontro de jovens ou simplesmente participa da missa? Então você também é um comunicador! Um comunicador adormecido, digamos, mas você comunica, leva a palavra, o exemplo de Jesus aos irmãos. Nós, como Comunicadores Sociais, procuramos levar a palavra de Deus através dos meios de comunicação que tivemos alcance, seguindo os passos de Jesus Cristo, que foi o maior exemplo de comunicador.

Atuar na Pascom é coisa séria e tem muito o que fazer, visto que a Pascom não é uma pastoral que trabalha isoladamente. Ela perpassa por  todas as outras pastorais, movimentos e serviços, levando o oxigênio da comunicação a toda paróquia, e tem como finalidades:
·        evangelizar, afinal, como diz o Documento de Puebla (1063): “evangelizar é comunicar”;
·        dar unidade às práticas de comunicação existentes na Igreja. Quantas paróquias têm programas de rádio, site, jornal, mural, mas cada  feito por uma pessoa ou um grupo, isoladamente?
·        Construir comunhão: O objetivo da Pascom não é, simplesmente, produzir e emitir informações. Antes disso, é preciso pensar em melhorar a qualidade da comunicação entre as pessoas, pastorais e setores, para que a comunicação gere comunhão, a exemplo das primeiras comunidades cristãs.

Isto é ser PASCOM.