ECC – Encontro de Casais com Cristo

Como surgiu:

O Encontro de Casais com Cristo é um serviço da Igreja Católica, da Pastoral Familiar, em favor das famílias. Teve origem em 1970, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Pompéia, em São Paulo-SP, por iniciativa do Pe. Alfonso Pastore. “Começou porque Deus quis, e a presença e a atividade do ECC no Brasil são a prova da ação de Deus na humanidade” (Pe. Alfonso Pastore).

Definição:

O Encontro de Casais com Cristo – ECC é um serviço da Igreja Católica, aprovado pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, para evangelizar a família, primeiro núcleo da inculturação e da evangelização, “Igreja Doméstica” e “santuário da vida” e para despertar os casais para as pastorais paroquiais, devidamente integrado na pastoral de conjunto da Arquidiocese, constituindo-se num fortíssimo instrumento de Pastoral Familiar.
“O Encontro de Casais com Cristo não é um movimento”. Não visa prender a si os casais, nem os casais devem querer ficar presos ao ECC.

O ECC apresenta-se como um SERVIÇO DA IGREJA ÀS FAMÍLIAS DA PARÓQUIA.

O serviço de Pastoral Familiar do ECC é essencialmente paroquial. Esta é sua característica fundamental. A Paróquia vai atender a seus casais dentro de sua realidade concreta e de suas possibilidades, promovendo a evangelização e o engajamento dos casais nas pastorais paroquiais. O ECC quer ser um meio, uma etapa, uma passagem, uma ponte. A meta não é o ECC. A meta é o Reino de Deus em todas as paróquias. O ECC é um serviço às famílias. É feito por casais para casais.
O ECC é ainda um serviço que procura apresentar aos casais uma visão clara e vivencial do evangelho de Jesus Cristo e da Igreja atuais, por meio de seus Documentos e Encíclicas, e de sua Doutrina Social.
A originalidade do ECC em relação a outros movimentos e serviços da Igreja às famílias está em que ele , sob a orientação dos Conselhos Nacional, Regional e (Arqui)Diocesano, é organizado e realizado em nível Paroquial. “Esta é a sua característica vital. Quem lhe retirar essa característica arranca-lhe a alma. É um serviço familiar e paroquial” (Pe. Alfonso Pastore, 1983).

Etapas do ECC:

O Encontro de Casais com Cristo foi idealizado para ser desenvolvido em três etapas distintas, indispensáveis e inter-relacionadas entre si, cada uma com características e finalidades próprias. Uma etapa prepara a outra e deve ser observada a partir de um crescimento de seus integrantes e de sua comunidade.
A 1ª Etapa: o “Encontro”, evangelizador e missionário, é o despertar, é o chamamento aos abandonados.
A 2ª Etapa: o “Reencontro”, catequético, é o aprofundamento, uma proposta de compromisso, usa a reflexão e é para os engajados e para os que desejam se engajar.
A 3ª Etapa: o “Compromisso”, transformador, é para os que buscam mudar as estruturas injustas de nossa sociedade.