CATEQUESE

A Pastoral da Catequese  inicia  crianças, adolescentes, jovens e adultos na fé cristã.

Esta iniciação se dá, concretamente, através da formação cristã á luz dos Evangelhos, da celebração litúrgica e da vivencia comunitária, realizando encontros de formação, a Semana Bíblico-catequética e a Escola de Catequese onde são apresentados temas do nosso cotidiano.

Iluminados pela palavra de Jesus que nos traz a vontade do Pai, na força do Espírito  Santo,  buscamos o verdadeiro sentido da vida e mudanças de atitudes em relação a Deus  e ao irmão.

“A catequese é uma educação da fé das crianças , dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com a finalidade de os iniciar na plenitude da vida cristã. (CIC 5). O crescimento interior da Igreja, sua correspondência ao desígnio de Deus, depende especialmente da catequese.

Neste sentido, a catequese deve ser considerada como momento prioritário da evangelização , num  processo permanente de educação da fé, formando o cristão, em comunhão com o Pai, o Filho e o Espírito Santo, e com os irmãos, mediante a adesão pessoal a Jesus Cristo e a aceitação do seu caminho de salvação e libertação.