Discurso ao Saudoso Pe. Vicente Lourenço Jacob

 

Pe. Vicente Lourenço JacobIrmão e Irmãs em Cristo! Aos familiares, nossas condolências.Estamos reunidos neste momento para nos despedir do nosso pai e nosso Pastor, Padre Vicente Lourenço Jacob. É com pesar que não tenhamos mais sua presença física, suas palavras de consolo, coragem e motivação que por inúmeras vezes estiveram em nossas vidas. Porém não seremos filhos ingratos, não murmuraremos a Deus pelo tempo que não mais estaremos com ele, mas sim sejamos agradecidos pelo tempo que pudemos desfrutar da sua presença em nossas vidas.

Devoto da Santíssima Virgem, a sua trajetória nos demonstra um testemunho de vida daqueles que como Maria, humilde servo foi pela mão de Deus encaminhado para fazer parte dos seus desígnios.

Natural de Alto Rio Doce- MG nasceu no dia 07 de dezembro de 1933.

Ingressou no seminário São Julião em Miguel Burnier, MG no dia 30 de março de 1948.

Fez o noviciado em Paraíba do Sul, RJ, em 1951.

Fez a primeira profissão religiosa no dia 02 de fevereiro de 1952, em Paraíba do Sul, RJ.

Realizou a Profissão Perpétua no dia 11 de fevereiro de 1958.

Estudou teologia em Roma de 1960 a 1963.

Foi ordenado sacerdote no dia 19 de março de 1963, em Roma. www.tvlafaiete.com.br/index.php?pg=noticia&id=4347

Retornou para o Brasil onde ocupou o cargo de capelão no hospital militar na cidade do Rio de Janeiro.

Em 1973 asumiu o cargo de Pároco da igreja Matriz de Santo Antonio na cidade de Ouro Branco, onde ali permaneceu de janeiro de 1973 a fevereiro de 1987 inclusive durante a implantação da Açominas.

Permaneceu na congregação Orionita até o ano de 1981, quando convidado pelo então Arcebispo de Mariana Dom Luciano Mendes de Almeida tornou- se Padre Diocesano. (www.tvlafaiete.com.br/index.php?pg=noticia&id=4347). Devido à necessidade de um coordenador para o projeto de implantação do colégio da rede na cidade de Ouro Branco.

Homem de espírito missionário, percepção aguçada, guiado pelo Espírito Santo, capaz de enxergar além, sentiu a necessidade de fortificar as bases religiosas desse bairro fundando a Paróquia do Divino Espírito Santo dia oito de Março de mil novecentos e oitenta e um no Bairro Siderurgia, (www.arqmariana.com.br/) Assistia outras comunidades Usina Wig- Hoje já desativada-, Miguel Burnier e Crocate.

Atuou como educador lecionava nas escolas municipais contribui para o crescimento civil e espiritual da comunidade que crescia e necessitava de um pastor que as guiassem.

Fundou em 1992, juntamente com o então Arcebispo Dom Luciano, o Colégio Arquidiocesano de Ouro Branco. Foi um diretor comprometido com a pessoa humana que se preocupou em formar a parte intelectual dos alunos juntamente com a cristã.

Apresentava pela Rádio Congonhas “Aos pés do Bom Jesus” um programa de formação moral e religiosa, de orientação pessoal e familiar com esclarecimentos a Luz da Doutrina do Bom Jesus. (www.radiocongonhas.com.br/programas.htm).

Hoje, dia 23 de outubro de 2011, se foi para junto de Deus, nosso amigo e amado pastor Padre Vicente Lourenço Jacob. E graças aos seus ensinamentos temos a convicção do Evangelho de Jesus Cristo Segundo São João (Cap. 14, Vers. 1-3) que nos fala:
“Não perturbem os vossos corações. Credes em Deus, credes também em mim, pois na casa de meu Pai há muitas moradas. Se não fosse assim, eu não vos teria dito; vou preparar-vos um lugar. E depois de ir e vos preparar este lugar, voltarei e tomar-vos-ei comigo, para que, onde eu estou também vós estejais.”

Nós que tivemos o prazer e a honra de conhecer e conviver com este ser humano tão honrado, nosso eterno respeito e saudade!

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
www.radiocongonhas.com.br/programas.htm
www.arqmariana.com.br/
www.tvlafaiete.com.br/index.php?pg=noticia&id=4347
Documentos da Paroquia Santo Antônio – Ouro Branco – MG

Ana Roberta Diniz Rodrigues de Melo